sábado, 25 de maio de 2013

Parnamirim: várias ações marcam data alusiva ao direito infantojuvenil.




Uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, com proposta de assinatura de termo de compromisso por parte dos gestores públicos, além da sensibilização de toda a rede de proteção quanto aos direitos das crianças e adolescentes; realização de oficinas simultâneas nas comunidades de Pirangi do Norte, Nova Esperança e Passagem de Areia; apresentações culturais; e uma carreata foram ações que marcaram a programação alusiva ao Dia 18 de Maio em Parnamirim. A data marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

As ações inseridas na mobilização que teve como tema Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Município de Parnamirim, contaram com a participação de vários órgãos, entre eles o Ministério Público Estadual, através da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, a Vara da Infãncia e Juventude, a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, e o Núcleo de Psicologia Social Comunitária (NUPSC) da UnP.

O dia 18 de maio foi instituído por lei (Lei n. 9.970/2000) como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. A data, antes de representar um momento de celebração, remete a um incidente trágico, que vitimou uma criança de oito anos de idade no Estado do Espírito Santo, no ano de 1973.
 
 

FONTE: Diretoria de Comunicação - Portal de Notícias do MPRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário