terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM NATAL (RN)



– O cidadão natalense tem um bom motivo para acordar cedo no domingo, 9 de dezembro: haverá programação especial do Dia Internacional Contra a Corrupção, durante toda a manhã, no Bosque dos Namorados, parque ecológico da cidade. A manifestação é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção no Rio Grande do Norte (Marcco/RN), do qual o Ministério Público do Trabalho faz parte. O objetivo é estimular uma consciência cidadã, para que a população possa exigir transparência e fiscalizar os atos públicos, em união de esforços às instituições que combatem diariamente a corrupção.

Dentre as atividades, está prevista a assinatura de uma agenda propositiva com os prefeitos eleitos dos municípios do RN que estiverem presentes. Além disso, às 9 horas, acontece uma caminhada contra a corrupção, seguida de atrações culturais como: o teatro de bonecos sobre a Lei da Informação, a peça teatral “O que você tem a ver com a corrupção?”, e apresentação musical de Diogo Guanabara e Henrique Pachêco. Também haverá distribuição de material informativo da CGU e demais instituições parceiras no combate à corrupção. O evento contará ainda com profissionais especializados em saúde e educação física, orientando sobre os cuidados com a prática de exercícios.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é comemorado anualmente pela CGU, em todos os estados brasileiros. A data também é celebrada em outros países, em alusão à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, ocorrida em 9 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida. A partir do referido documento, os países signatários se comprometeram a fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo inteiro.

Tal cooperação entre as nações visa recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio do rastreamento, bloqueio e devolução de bens, além da criminalização da lavagem de dinheiro e do suborno. Dessa forma, cabe aos países que assinaram o documento realizar ações eficientes, de modo a implementar as normas estipuladas na convenção. No Brasil, é a CGU que acompanha a implementação da convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo país que tenham como objetivo a prevenção e o combate à corrupção.

MPT no combate à corrupção
– A procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva ressalta que “o Ministério Público do Trabalho também exerce importante papel de prevenção e combate à corrupção na Administração Pública. Exemplos disso, são os projetos da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (CONAP), que tem como um dos planos de ação o combate à terceirização ilícita na administração pública,” destaca. Dentre as ações preventivas da Conap, estão inclusas as campanhas “Atividade Fim”, “Terceirização sem Calote” e “Saúde na Saúde”.

Confira, abaixo, a programação completa do evento que acontece no dia 9 de dezembro, em Natal (RN):

08h às 12h – Distribuição de material informativo das instituições parceiras do MARCCO

09h – Caminhada Contra a Corrupção (dentro do Bosque)

09h40 – Teatro de Bonecos com a peça “Lei de Acesso à Informação”

10h20 – Teatro com a peça “O que você tem a ver com a corrupção?”

11h – Apresentação Musical com Diogo Guanabara e Henrique Pachêco

11h20 – Premiação do Concurso de Desenho da CGU

11h40 – Assinatura da Agenda Propositiva com os Prefeitos Eleitos presentes.

12h – Encerramento.


Assessoria de Comunicação Ministério Público do Trabalho no RN.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Preso no Maranhão pistoleiro que matou Promotor de Justiça Manoel Alves.




O Promotor de Justiça Rodrigo Pessoa de Morais já entrou em contato com o Juízo de Direito da Vara Criminal da Comarca de Pau dos Ferros e a Polícia no sentido de recambiar para o Rio Grande do Norte o pistoleiro Edmilson Pessoa Fontes, que cumpria pena no regime semi-aberto pelo assassinato do Promotor de Justiça Manoel Alves Pessoa Neto, encontrava-se em destino incerto e não sabido e foi preso no último final de semana na cidade de Bom Lugar, no estado do Maranhão.

O pistoleiro foi preso e encontrada com ele uma pistola de 9mm e munição. As informações dão conta de que Edmilson estava há pouco tempo no estado do Maranhão, em casa de familiares.

Sem se apresentar ao Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros desde que saiu para trabalho externo no dia 29 de setembro do ano passado, contra o pistoleiro já existe mandado de prisão com regressão para o regime fechado.

No dia 08 de dezembro de 1997, o pistoleiro matou a tiros o Promotor de Justiça de Pau dos Ferros, Manoel Alves Pessoa Neto, no interior do Fórum local, ocasião em que matou também o vigilante Orlando Alves Mari. Foi a júri popular e condenado a 24 anos de reclusão.

MEMORIAL

Na próxima sexta-feira, dia 07/12, antecipando as comemorações alusivas ao Dia do Ministério Público (comemorado dia 14 de dezembro) será inaugurado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, o Memorial “Promotor Manoel Alves Pessoa Neto”. Na ocasião será lançado também o selo comemorativo dos 120 anos do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
 
 
Fonte:  Diretoria de Comunicação - Portal de Notícias do MPRN.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Após beijo gay, vice Miss Bumbum diz: "Quero provar que sou inteligente"

Foto: Agency Brayan Celebrity.

Após a final do concurso do “Miss Bumbum 2012”, realizado nessa sexta-feira (30), em São Paulo , Andressa Urach , 2º lugar, e Camila Vernaglia , 3º lugar, decidiram relaxar e curtir férias juntas na praia do Guarujá, no litoral Sul de São Paulo. As duas, que segundo a assessoria de imprensa do concurso teriam um "affair", foram fotografadas trocando carinhos e beijos em uma lancha nesta terça-feira (4).

VEJA TAMBÉM: Após beijo gay, vice Miss Bumbum diz: "Quero provar que sou inteligente"

As cenas quentes foram registradas por um paparazzo, apesar da cena não parecer exatamente um flagra. Nas imagens, Andressa, que é ex-dançarina do cantor Latino, aparece sem a parte de cima do biquíni e passando óleo bronzeador em Camila, que retribui o favor com beijos e carinhos.

Fonte: iG Gente |


PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA: ESCOLAS ESTADUAIS SE APRESENTAM NO TEATRO.




Amanhã, 6 de dezembro, mais de 100 alunos apresentam trabalhos resultantes da aprendizagem no PTJC, para 600 estudantes que integram o programa



– Vídeo, poesia, teatro, música e dança são algumas das atrações que acontecem a partir das 9 horas de amanhã, 6 de dezembro, no Teatro Alberto Maranhão, como resultado da aprendizagem obtida através das atividades desenvolvidas pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC) em 2012, que levou a alunos da rede pública estadual conhecimentos acerca da atuação da Justiça Trabalhista e do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN). As apresentações selecionadas somam mais de 100 estudantes, integrantes de diferentes escolas estaduais, para uma plateia prevista de 600 alunos.

Os representantes das instituições que envolvem o PTJC também estarão presentes, dentre eles o procurador-chefe do MPT/RN, Rosivaldo da Cunha Oliveira, o vice-presidente do TRT/RN, José Júnior Rego e a juíza do Trabalho Simone Jalil, coordenadora do PTJC no RN. Para o procurador-chefe, “o evento de amanhã é a consagração de um importante trabalho de formação de consciência, que irá emocionar a todos os presentes, conforme já pude constatar durante a dura tarefa de seleção dos projetos, que fizemos nas escolas envolvidas,” destaca.


Temas como trabalho infantil e do menor aprendiz, segurança do trabalho, e normas relacionadas ao trabalhador doméstico e da construção civil, serão abordados de diferentes formas, a partir das informações repassadas aos estudantes por meio do PTJC e reforçadas pelos professores de cada uma das escolas.


O PTJC é um programa realizado em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho, Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra21), Secretaria Estadual de Educação e MPT/RN. Participam do programa, as escolas estaduais Professor Anísio Teixeira, Atheneu, Winston Churchill, Instituto Padre Miguelinho e José Fernandes Machado. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, profissionais das instituições parceiras transmitiram noções de cidadania, de direito trabalhista e direito previdenciário aos alunos, que também puderam conhecer pessoalmente a atuação e o funcionamento do TRT e do MPT no RN.


A apresentação de 6 de dezembro não é aberta ao público, em virtude de a plateia já estar completa com os próprios alunos que integram as escolas participantes do PTJC. No entanto, os veículos de comunicação terão livre acesso para realizar a cobertura do evento, que será das 9 às 12 horas.

Assessoria de Comunicação - Ministério Público do Trabalho no RN - 05/12/2012.