– O cidadão natalense tem um bom motivo para acordar cedo no domingo, 9 de dezembro: haverá programação especial do Dia Internacional Contra a Corrupção, durante toda a manhã, no Bosque dos Namorados, parque ecológico da cidade. A manifestação é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção no Rio Grande do Norte (Marcco/RN), do qual o Ministério Público do Trabalho faz parte. O objetivo é estimular uma consciência cidadã, para que a população possa exigir transparência e fiscalizar os atos públicos, em união de esforços às instituições que combatem diariamente a corrupção.
Dentre as atividades, está prevista a assinatura de uma agenda propositiva com os prefeitos eleitos dos municípios do RN que estiverem presentes. Além disso, às 9 horas, acontece uma caminhada contra a corrupção, seguida de atrações culturais como: o teatro de bonecos sobre a Lei da Informação, a peça teatral “O que você tem a ver com a corrupção?”, e apresentação musical de Diogo Guanabara e Henrique Pachêco. Também haverá distribuição de material informativo da CGU e demais instituições parceiras no combate à corrupção. O evento contará ainda com profissionais especializados em saúde e educação física, orientando sobre os cuidados com a prática de exercícios.
O Dia Internacional Contra a Corrupção é comemorado anualmente pela CGU, em todos os estados brasileiros. A data também é celebrada em outros países, em alusão à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, ocorrida em 9 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida. A partir do referido documento, os países signatários se comprometeram a fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo inteiro.
Tal cooperação entre as nações visa recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio do rastreamento, bloqueio e devolução de bens, além da criminalização da lavagem de dinheiro e do suborno. Dessa forma, cabe aos países que assinaram o documento realizar ações eficientes, de modo a implementar as normas estipuladas na convenção. No Brasil, é a CGU que acompanha a implementação da convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo país que tenham como objetivo a prevenção e o combate à corrupção.
MPT no combate à corrupção
– A procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva ressalta que “o Ministério Público do Trabalho também exerce importante papel de prevenção e combate à corrupção na Administração Pública. Exemplos disso, são os projetos da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (CONAP), que tem como um dos planos de ação o combate à terceirização ilícita na administração pública,” destaca. Dentre as ações preventivas da Conap, estão inclusas as campanhas “Atividade Fim”, “Terceirização sem Calote” e “Saúde na Saúde”.
Confira, abaixo, a programação completa do evento que acontece no dia 9 de dezembro, em Natal (RN):
08h às 12h – Distribuição de material informativo das instituições parceiras do MARCCO
09h – Caminhada Contra a Corrupção (dentro do Bosque)
09h40 – Teatro de Bonecos com a peça “Lei de Acesso à Informação”
10h20 – Teatro com a peça “O que você tem a ver com a corrupção?”
11h – Apresentação Musical com Diogo Guanabara e Henrique Pachêco
11h20 – Premiação do Concurso de Desenho da CGU
11h40 – Assinatura da Agenda Propositiva com os Prefeitos Eleitos presentes.
12h – Encerramento.
Assessoria de Comunicação Ministério Público do Trabalho no RN.